Foto: Renan Mattos (Diário)
Na quinta-feira à tarde, a ATU já registrava filas
As aulas da UFSM começam segunda-feira, e os estudantes têm uma série de preparativos antes do começo das atividades letivas. Fazer a carteirinha do ônibus é uma delas. Para pedi-la, os alunos devem ir até a Associação de Transportadores Urbanos (ATU) e levar os documentos exigidos. E, no começo de cada ano, as filas já se tornaram um cenário habitual.
Mas há uma forma de agilizar o processo e não amenizar o problema: o cadastro online. Para fazer a solicitação online é preciso acessar o site da ATU e clicar em um dos dois banners na parte superior sobre cadastro online. Também é possível acessar o portal do Sistema Integrado Municipal (SIM), e clicar em "Enviar documentos", no menu superior do site.
Esses dois sites encaminham o internauta para a mesma tela, em que é preciso dados como: nome completo, e-mail, telefone, número da identidade e anexar cópias de alguns documentos (veja abaixo). Ao finalizar o preenchimento do questionário, clique em "enviar".
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O estudante deve aguardar 72 horas - três dias úteis - para ir até a sede da ATU (Avenida Rio Branco, 419, Centro) para fazer uma foto digital e pegar a carteirinha. É preciso levar os documentos originais dos que foram anexados com cópia no questionário online, apenas para conferência.
Tanto os estudantes que vão solicitar a primeira carteira de passagem como o aluno que já são cadastrados e querem renovar o cartão podem usar o cadastro online para agilizar o processo, conforme o gerente operacional do Sistema Integrado Municipal (SIM), Cristiano Andretta. A solicitação do cartão de passagem de estudante só pode ser feita na sede da ATU no Centro. O expediente da ATU é de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 16h, sem fechar ao meio-dia.
NA FILA
O estudante de Engenharia Civil da UFSM, Denilson Bona Júnior, 20 anos, foi até a ATU na tarde de ontem para renovar a carteirinha. Ele conta que ficou 20 minutos na fila, mas diz que o atendimento em si foi rápido. Ao ser questionado por que não utilizou o processo online para pedir a renovação, a resposta foi com surpresa:
- Dava?
Depois de saber que é possível solicitar pelos portais do SIM e da ATU, o estudante afirma que nos anos seguintes vai utilizar a ferramenta virtual para fugir das filas.
CADASTRO ONLINE
- Clique em um dos banners de cadastro de estudante, na parte superior do portal
- Ou acesse aqui e clique em "Enviar documentos" no menu superior do site
Documentos que devem ser anexados
- Requerimento de matrícula ou atestado de frequência
- CPF
- Identidade ou certidão de nascimento
- Comprovante de endereço (água, luz ou telefone)
- Identidade de mãe, pai ou responsável (em caso de menor de 16 anos)
- Para finalizar, clique no botão "Enviar", em laranja, no final do questionário
IMPORTANTE
Antes de finalizar o processo, fique atento:
- Caso o comprovante de endereço não esteja em nome do estudante, de seus pais ou responsáveis, deverá ser anexada cópia da identidade e declaração do proprietário ou locatário do imóvel com documento comprobatório (contrato de locação ou matrícula do registro do imóvel).
- Para novos cadastros, é obrigatório o envio de todos os documentos
- Para estudantes já cadastrados, é necessário envio atestado de frequência, comprovante de matrícula e comprovante de residência
- Ao responder o questionário e enviar os arquivos você deverá comparecer a sede da ATU após 72 horas, ou três dias úteis, com os documentos originais apenas para confirmação do cadastro